Pressão arterial

PRESSÃO ARTERIAL

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue na parede das artérias, sendo denominado pela quantidade de sangue bombeado e a resistência ao fluxo sanguíneo. Ela surge a partir da musculatura cardíaca, sendo criada pela contração ventricular que é a força de condução do sangue através do sistema circulatório. A parede dos vasos tem um papel importantíssimo, pois quando ocorre o relaxamento do ventrículo, as paredes dos vasos retraem-se e as válvulas semilunares se fecham fazendo com que haja uma continuidade do fluxo sanguíneo.

Pressão arterial
Foto: flickr.com/hrubiales

Essa pressão na parede dos vasos ocorre através do ciclo cardíaco que se divide em sístole e diástole. A sístole é a fase de contração do ventrículo e a diástole é a fase de relaxamento. Simultaneamente, quando ocorre a sístole ventricular esta ocorrendo à diástole atrial, seguindo desta forma durante o ciclo cardíaco.

Aparelho de pressão arterial
Foto: flick.com/Permed

Segundo alguns autores, a pressão de homens adultos normais é estimada entre 120/80mmhg e em mulheres entre 110/70mmhg. De forma geral a pressão arterial dita normal fica entre 130/70mmhg ou 120/80mmhg.

Para realizar a medição é necessário de um instrumento chamado de esfigmomanômentro, instrumento este formado por um manguito e um manômetro, e de um estetoscópio para escutar as insuflações. O primeiro som que se ouvi no estetoscópio, sendo ele o mais forte, é a sístole e o que vai desaparecendo é a diástole, sendo assim, não sabendo usar procure um profissional da área da saúde.

O volume sanguíneo é um dos fatores que afetam na P.A, depende interinamente da homeostase. Esta redução depende do trabalho em conjunto dos rins com o sistema cardiovascular. Caso haja uma diminuição no volume de líquido, tem que ser feita uma ingestão hídrica ou uma infusão intravenosa por um profissional capacitado. Os principais fatores que afetam o volume sanguíneo são: desidratação, hemorragias e ingestão de uma grande quantidade de líquidos.

Sal aumenta a pressão arterial
Foto: flickr.com/Vanessa Scarabelot

Fique atento com a alimentação por conta do consumo excessivo de sal e da ingesta de produtos industrializados ricos em sódio em sua composição.

Então, gostou de nosso artigo? Aproveite e deixe seu email na barra lateral a direita, será um prazer enviar-lhe novos posts sobre saúde e qualidade de vida.

Deixe seu comentário...