Pilates no Barrel

PILATES: BENEFÍCIOS DE SUA PRÁTICA

O Método Pilates, uma prática de ginástica desenvolvida por seu idealizador Joseph Humbertus Pilates, o famoso Joe. Assim que foi criado era conhecido como Contrologia, a arte ginástica que interliga mente, corpo e espírito. Nesse artigo vamos tratar de alguns dos muitos benefícios do Pilates.

Integrar corpo e mente

Pilates e consciência corporal
Fonte: Greeg Borges/flickr.com

A prática do Método Pilates ajuda a manter o equilíbrio do corpo como um todo, aumentando a concentração, a capacidade respiratória, a centralização de força corporal (Power house), a precisão e o controle nos movimentos. Desenvolve com isso a funcionalidade.

Controle e aumento da força muscular

Pilates - Teaser
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Contando com a resistência da gravidade e a resistência das molas, a prática do Pilates tonifica desde pequenos a grandes grupamentos musculares, vale lembrar da grande importância dos aparelhos como Cadillac, Reformer, Chair, Barrel e Wall Unit, que se utilizam dessas resistências e até mesmo do próprio peso corporal auxiliando no aumento desta força e da resistência muscular.

Melhora a capacidade respiratória

Pilates e respiração
Fonte: ambar230/flickr.com

Assim como as demais musculaturas do corpo humano, a prática regular de Pilates estimula a ativação da musculatura do diafragma, principal músculo do sistema respiratório, responsável pela ampliação da capacidade respiratória e juntamente com as musculaturas do transverso abdominal e assoalho pélvico, fazem uma melhor estabilização da parte central do corpo, chamada no Pilates de Power House e conhecida normalmente de região do CORE.

Aumenta a energia

Extensão de tronco no Pilates
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Por conta da troca gasosa realizada naturalmente pelos exercícios respiratórios, o ar ruim, como dizia Joe Pilates, sai e o ar mais puro entra preenchendo os pulmões e favorecendo a melhor filtragem sanguínea aumentando a energia do indivíduo.

Aumenta a flexibilidade

Pilates no Reformer
Fonte: metalifepilates/flickr.com

A prática regular do Pilates favorece a melhoria do condicionamento da flexibilidade corporal graças ao uso de molas e faixas elásticas. O uso de contra força muscular exercido por esses acessórios, inibem mecanismos de defesa do corpo fazendo com que isso favoreça ao aumento da flexibilidade.

Reeduca a postura e alinhamento corporal

Pilates no Barrel
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Pilates oferece também, como mais um de seus benefícios,  o auxílio na correção de postura, dando ao corpo estímulos corretos e com isso, o direito de se movimentar com mais naturalidade. Tendo como trabalho, fortalecer a musculatura e devolver flexibilidade ao corpo levando ao seu verdadeiro alinhamento.

Maior consciência corporal

Pilates e Yoga
Fonte: Eterno Imortal/flickr.com 7

O Pilates como método de treinamento, permite que o praticante sinta regiões do corpo que estão sendo trabalhadas, e por conta deste fator, melhora a sensibilidade desenvolvendo a percepção. Para a execução dos movimentos de Pilates é exigida uma alta concentração com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade do exercício que exige um menor número repetições para que não haja compensações(a famosa “roubadinha”).

Aumenta o equilíbrio e a coordenação

Pilates e equilíbrio
Fonte: Eterno Imortal/flickr.com

O Método Pilates faz com que a força muscular, flexibilidade, concentração e respiração sejam trabalhados em conjunto, no qual por consequência, é trabalhado e desenvolvido maior equilíbrio e coordenação.

Previne lesões e reduz dores musculares

Pilates na dores corporais
Fonte: CCPazeVida/flickr.com

O Método Pilates por fortalecer o corpo como um todo, faz com que as estruturas corporais como músculos, tendões, ligamentos e articulações, estejam sempre preparadas para receber estímulos sem que haja prejuízo na estrutura explorada. Diminui e elimina dores decorrentes de má postura e de algumas patologias musculoesqueléticas específicas. Porém, recomendasse passar por uma avaliação médica e procura um especialista para dar início ao seus treinos de Pilates. Essa passagem por especialistas é para que se possa planejar, sem danos a saúde dos praticantes, um trabalho adequado com os exercícios do Pilates.

Aumenta a auto-estima

Pilates na auto estima
Fonte: GabrielArriolaBravo/flickr.com

A prática correta de Pilates permite que se alcance de forma prazerosa o controle e o aumento das capacidades do próprio corpo, melhorando a qualidade de vida. O praticante, que passa a saber até onde seu corpo pode ir, começa a acreditar mais em sua capacidade física e se entrega cada vez mais na prática de Pilates.

Previne e reduz o estresse

Pilates na prevenção do estresse
Fonte: Nossa Jacareí/flickr.com

Tendo a oportunidade de fugir da rotina de trabalho e de todos os problemas do dia a dia, ao praticar o Pilates, já é de grande ajuda a sensação de alívio do estresse. A forma de execução dos exercícios junto a respiração com foco e concentração, ajuda a colocar corpo e mente em conjunto e pleno alinhamento, promovem com isso um grande relaxamento corporal de forma geral.

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Texto escrito por: Jefferson Lenk – Estudante de Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Fabio Lamego – Profissional de Educação física com especialização em Fisiologia e Treinamento, Método Pilates e Acupuntura. Ambos dividem em cada artigo um pouco do que aprenderam durante sua jornada acadêmica.“Informação é feita para ser passada!”

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