Exercício físico no treinamento físico.

EXERCÍCIO, ATIVIDADE OU TREINAMENTO FÍSICO?

Exercício físico, na antiga Grécia era o ato de exercitar o corpo nu. Todo exercício físico é planejado para que haja um bom resultado na qualificação e quantificação das valências físicas, visando sempre um início, meio e fim da atividade, vislumbrando sempre um foco/objetivo. Seu objetivo está diretamente ligado a melhoria e manutenção da aptidão física.

Exercício físico de alto rendimento
Fonte: flickr.com/WMA_poa

Por exemplo, podemos falar sobre uma periodização de treinamento de força/contra resistido (musculação), tem que haver a seguinte divisão: objetivo, tempo de execução e repouso e período de prática (normalmente tem duração de 90 dias para ser reavaliado e renovado o programa), o mais correto é que haja no programa os tempos de cada fase de execução, a quantificação das cargas e até mesmo a angulação articular.

Atividade física é toda e qualquer manifestação de cunho corporal, sem objetivos físico e mental a ser alcançado, descartando o foco da melhora da aptidão física.

Exercício físico x atividade física
Fonte: flickr.com/ [SiN NoMbRe]]]]

Falando mais diretamente, é toda e qualquer atividade realizada durante o dia, como exemplo, podemos falar de atividades da vida diária como varrer, lavar o carro, cortar grama, caminhar até a padaria e etc. Sendo assim, é toda e qualquer atividade manifestada pelo homem de forma geral.

Exercício físico no treinamento físico.
Fonte: flickr.com/© Foto Fernando Mucci/Platinum

Treinamento físico é o ato de treinar as valências físicas (força, flexibilidade, resistência muscular localizada, etc.), independente de modalidade, havendo prática regular persistente em pequenos, médios e longos períodos,  que tem como base os princípios da periodização do treinamento (individualidade biológica, supercompensação, adaptação e a continuidade). Está intrinsecamente ligado com o exercício físico e também podemos chamar de uma forma de manifestação da atividade física, isso ocorre dependendo da forma que é realizado este treinamento.

Trocando em miúdos, todo treinamento e exercício físico são atividades físicas.

Texto escrito por Fabio Lamego.

Então, gostou do artigo? Aproveite e deixe seu email na barra lateral a direita, será um prazer enviar-lhe novos posts sobre saúde e qualidade de vida. COMPARTILHA!

Deixe seu comentário...