Exercício de Yoga

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO?

Sempre sou questionado a respeito de qual o melhor exercício físico para que eu possa praticar e estar de bem com a vida, ou melhor, para melhorar a qualidade de vida. Posso dizer com base na prática e em achados científicos que o mais importante é sair da inércia e se movimentar. Sempre buscando um bom acompanhamento de bons profissionais da área da saúde: como a consulta em um cardiologista, para aquele perfeito check up; de um profissional de nutrição para ajudar no balanço nutritivo de sua alimentação de acordo com os seus objetivos; e a montagem de um programa de treinamento focado em melhorar suas valências físicas. Com isso podemos reduzir o percentual de gordura, o peso corporal, melhorar nossa qualidade cardio respiratória, nossa resistência muscular geral e aumentar nossa flexibilidade, sendo assim, poderemos alcançar uma melhora em nossa qualidade de vida.

Exercício de treinamento funcional
Foto: Arte da Força/flickr.com

Divida seus treinos! Faça atividades aeróbicas 3 a 4 vezes por semana de 30 a 40 minutos por sessão, tente somar a essas atividades aeróbicas, 2 a 3 vezes por semana, um trabalho de fortalecimento muscular geral com sessões de no máximo 40 minutos e estimule sua flexibilidade com sessões de 30 minutos 3 vezes por semana de preferência em dias diferentes dos dias de treinamento de força.

Hoje podemos encontrar inúmeras atividades outdoor como treinamento funcional, cross fit, vôlei e outras indoor  como a Yoga e o Método Pilates que vem crescendo a cada dia e mostrando seus resultados cada vez mais.

Exercício de treinamento funcional
Foto: © Foto Fernando Mucci/Platinum/flickr.com

Não se isole em uma atividade única, busque praticar exercícios variados com estímulos diferenciados pois o seu corpo necessita desta variância. Mantenha-se regular na prática, evite faltar aos treinos e caso não esteja satisfeito com certa prática esportiva, mude, substitua-a por algo que te satisfaça e te de prazer.

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Fabio LamegoFabio Lamego é professor de Educação Física com seis anos de experiência na área da saúde, tem seu enfoque nas atividades de melhoria da saúde como o Método Pilates. Gosta das atividades ao ar livre e curte praia.

*Créditos da foto destacada no topo: Foto: Fiona Ayerst/flickr.com

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