Estabilização lombar COM DOR

LOMBALGIA E MÚSCULOS DO CORE

Sentir dor incomoda a qualquer um de nós seres humanos, seja ela em qualquer região do corpo. Tendo em vista a dor lombar e suas disfunções musculares, existem evidências de que músculos abdominais profundos, especialmente transverso abdominal e multifídio, são afetados na presença de dor lombar e instabilidade segmentar.

Dor de cabeça por dor lombar
Fonte: Ingrid154/flickr.com

Entre todos os músculos que fazem parte da região paravertebral, os multifídios são responsáveis pelo movimento de estabilização das articulações da coluna vertebral, isso pode ser explicado com base na anatomia, pois eles são os únicos que apresentam fibras musculares inseridas em todas as vértebras da coluna vertebral. Segundo algumas pesquisas, a sua ação é realizar a estabilização de vértebras adjacentes e controle da movimentação de toda a coluna vertebral ajudando na efetividade dos músculos longos, sendo capaz de fornecer a estabilização intra-segmentar para a coluna lombar em todas as posições. Estudos realizados através de eletromiografia e descrições de sua inervação fizeram com que ele sugerisse que um atraso na ativação de apenas um multifídio durante o movimento da coluna lombar levaria a uma diminuição da estabilidade segmentar e provocaria uma lesão localizada.

Redução da dor lombar
Fonte: Luuh andre/flickr.com

O músculo transverso abdominal é o mais profundo e mais importante atuando com o aumento da pressão intra-abdominal fornecendo assim a estabilização dinâmica contra forças de rotação e translação na coluna lombar e proporcionando ineficiência neuromuscular ideal para a região central do corpo. Possui sua origem na face interna das seis últimas costelas, onde se interliga com as fibras costais do diafragma, fáscia lombar, crista ilíaca, ligamento inguinal inserindo-se na aponeurose ventral.
Sua inserção posteriormente é dentro da fáscia toracolombar e anteriormente na bainha do reto abdominal sendo considerada junto com o oblíquo interno os únicos músculos a terem ligações com o tronco anterior e com a coluna, realizando através da horizontalização de suas fibras a tensão da fáscia toracolombar que resulta na rigidez da coluna lombar e também aumento da pressão intra-abdominal que comprimi as vísceras na face anterior da coluna sendo estas contrárias à lordose lombar.

O transverso abdominal atuando junto com os abdominais oblíquos possui uma função importante na estabilização da coluna lombar limitando a translação e rotação desta. Este realiza uma cintura abdominal verdadeira que sustenta as vértebras lombares e vísceras auxiliando na realização da defecação, tosse e parto.  Ele também participa na extensão isométrica do tronco e esta relacionado com a mudança da pressão abdominal gerando um aumento da estabilidade vertebral, com seu enfraquecimento se surgiria uma protusão abdominal e um aumento da lordose lombar. Alguns pesquisadores, verificaram através de um exame chamado de eletromiografia que o transverso abdominal associado aos outros músculos abdominais é o primeiro a ser ativado em relação ao sinergista principal do movimento sendo caracterizado este fato como sendo “feedforward”. Por essa sua antecipação ao movimento e pelos distúrbios da ação do agonista o transverso abdominal atua produzindo uma rigidez lombar que previne a instabilidade que geraria a dor lombar.

Estabilização lombar COM DOR
Fonte: Felipe Fortunato/flickr.com

O termo estabilização refere-se ao controle mecânico articular, onde os músculos agem como limitadores e controladores do movimento e prevenindo danos a ligamentos e cápsulas.
Na estabilização da coluna vertebral é importante um centro neuromuscular íntegro, para execução dos movimentos necessários a realização de uma tarefa motora, e promoção de forças que visam estabilidade, pois ele recebe informações das estruturas dos sistemas ativo e passivo, tentando manter a estabilidade espinhal e evitando substituição compensatória dos músculos globais na presença de disfunção. Mantenha seus músculos fortes e flexíveis, e com isso ficará cada vez mais afastado de momentos dolorosos.

CURTA E COMPARTILHE com seus amigos.

Deixe seu comentário...