Dieta, nutrição e emagrecer

DIETA PARA EMAGRECER

Alimentos para dieta de emagrecimento
Foto: MARTA Madame M/flickr.com

Dietas para emagrecer baseiam-se, em sua maioria, na ingestão de alimentos com densidade energética baixa, ou seja, poucas calorias por porção. No entanto, existem algumas variações que focam em determinados grupos alimentares, que atribuem pontos aos alimentos ou focam em características específicas destes.

Dieta emagrecedora e/ou regime são palavras que assombram as pessoas que vivem em busca do “peso ideal”, pois por mais informação que se tenha disponível sobre o assunto, encontrar uma fórmula que funcione para você pode não ser tão simples assim.

O grande problema da maioria das dietas emagrecedoras é que elas propõem a perda de peso rápido, no entanto, provisória, o que acaba causando o fracasso da maioria delas, porque ao atingirem seus objetivos as pessoas voltam a sua rotina alimentar e reencontram junto com ela todos os quilos perdidos.

Dieta de reeducação alimentar
Foto: Erica Alessandra/flickr.com

O ponto chave para que o emagrecimento dê certo consiste numa verdadeira dieta de reeducação alimentar. Emagrecer requer equilíbrio nas refeições. Devemos nos alimentar para atender nossa necessidade nutricional e nosso simples desejo de comer pelo prazer proporcionado pela degustação do alimento.

Reeducação alimentar

Inicialmente a dieta de reeducação é difícil, pois nos tira da zona de conforto de comer o que se está acostumado, ela nos propõe algumas substituições que a longo prazo se tornarão prazerosas pelos benefícios obtidos e pela aprendizagem de gostar de novos sabores.

Atenção aos fatores que ajudam no emagrecimento. Comer regularmente, com horários pré-definidos, facilita a organização das refeições e te mantém com a sensação de saciedade sem que você queira “matar” sua fome em uma única refeição pouco nutritiva e muito calórica.

Grandes porções de poucas calorias, baixa densidade energética, também ajudam a satisfazer o estômago, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo, como as saladas com verduras que ocupam espaço no prato e possuem fibras que facilitam a digestão.

Dieta, nutrição e emagrecer
Foto: clubecpe/flickr.com

Não se iluda com alimentos dietéticos (diet) e light achando que eles podem ser consumidos á vontade por conterem menos açúcar e gordura, respectivamente, eles são aliados da dieta para complementar seu cardápio com equilíbrio, mas não devem ser à base de nenhuma dieta para emagrecimento.

Para que sua dieta tenha sucesso, ela deve estar associada à prática de atividades físicas regulares, pois assim você alcançará mais que a perda de peso, conquistando também qualidade de vida e um emagrecer mais saúde.

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