Dieta Detox

TIPOS DE DIETA PARA EMAGRECER

Na busca pela redução de peso encontramos vários tipos de dietas para emagrecer, mas qual é a diferença e as semelhanças entre elas?

Muitas você já fez e outras só ouviu falar. Para ajudar-lhe na escolha da dieta emagrecedora que mais se adequa ao seu perfil listamos abaixo algumas mais procuradas e suas principais características.

1° Dieta Dukan

Livro da dieta Dukan
Foto: Senhora Inspiração! Blog/flickr.com

Esta dieta é dividida em quatro fases, que possuem restrições específicas em cada uma delas. Seu criador, o doutor Pierre Dukan, especifica quais alimentos comer, quais são proibidos, a “dose” de atividade física necessária e a porção de farelo de aveia que deve ser consumida em cada fase.

Podemos encontrar mais informações nos livros do Dr. Dukan (Eu não consigo emagrecer, O Método Dukan Ilustrado, etc) ou no site www.dietadukan.com.br onde também é vendido um programa de acompanhamento nutricional e esportivo baseado neste método.

2° Dieta Ortomolecular e/ou Funcional

Dieta Ortomolecular
Foto: Carolina Ritter Ribeiro/flickr.com

Seu foco é equilibrar o organismo, corrigindo carências e excessos de vitaminas e sais minerais para neutralizar os radicais livres (moléculas que agridem o organismo e aceleram o envelhecimento), visando não só o emagrecimento, mas a melhoria do corpo como um todo: pele, cabelo, unhas, intestino, T.P.M, etc. Baseia-se na redução do consumo de produtos industrializados que devem ser substituídos por produtos naturais acompanhados de suplementos alimentares, quando o médico julgar necessário.

Esta é uma dieta muito específica que deve ser construída para cada paciente baseada em exames específicos do seu metabolismo. Sendo assim o cardápio de uma artista que siga esta dieta pode não servir para você.

 3° Dieta dos pontos (Vigilantes do peso)

Dieta dos pontos
Foto: Juliana Viriato/flickr.com

Esta dieta baseia-se em atribuir pontos ás porções, onde cada ponto equivale a 3,6 calorias.  A vantagem é a liberdade que se tem de comer qualquer tipo de alimento, no entanto você não pode exceder seu limite diário de pontos. Sendo assim, você poderia alimentar-se no café da manhã com pizza e batata frita, mas passaria o resto do dia sem comer mais nenhum alimento. A desvantagem é o risco de não equilibrar as refeições com os nutrientes necessários ao organismo, focando apenas na contagem de calorias.

Encontre as tabelas de pontos no site www.vigilantesdopeso.com.br ou  www.dietapontos.com.br .

4° Dieta Detox ou Detoxificação

Dieta Detox
Foto: Diogo Sarmento Simão/flickr.com

Fundamenta-se na eliminação de toxinas e tem a fama de alcançar emagrecimento rápido, pois atenua a retenção de líquidos pelo organismo alterando “imediatamente” o resultado na balança. Tem como objetivo reequilibrar o organismo através de uma “faxina alimentar” que dura em média 7 dias. Seu “queridinho” é o suco verde que deve ser consumido no desjejum todos os dias. A alimentação diária divide-se em seis refeições leves compostas alimentos naturais e antioxidantes.

5° Dieta Atkins ou Dieta da Proteína

Dieta da proteína
Foto: antigo brechó da sophi/flickr.com

É composta basicamente por proteínas e gorduras na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos, estando proibido o consumo de açúcares e carboidratos refinados. Também é uma dieta composta de 4 fases onde seu criador, o cardiologista Robert Atkins, especifica o que comer e o tempo de duração de cada fase

Baseia-se no conceito de que as proteínas são alimentos de difícil digestão o que nos proporciona a sensação de saciedade por mais tempo outra vantagem é a possibilidade de consumir os alimentos permitidos sem restrições de quantidade. Pode causar tonturas devido à constipação intestinal, aumento do colesterol e insuficiência renal devido ao consumo excessivo de proteínas. Encontre mais informações sobre ela em pt.atkins.com.

Caso você queira mais informações sobre outras dietas, deixe seu comentário abaixo e faremos um post especial para atender aos seus pedidos.

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