Sucos para dieta de diabéticos, com moderação!

DIETA, O QUE É?

O hábito alimentar é importante para nós seres humanos por conta de nos dar uma reposição de nossos gastos energéticos diários, tanto em repouso quanto em atividade. Seja está atividade nos mais variados níveis: leve, moderada ou intensa.

Dieta para uma alimentação saudável
Foto: andrecnphn flickr.com

Toda e qualquer alimentação é uma dieta. Podemos defini-la como um conjunto de hábitos alimentares de um indivíduo ou grupo. Elas constituem-se, basicamente, de restrições e/ou  recomendações nutricionais de alimentos específicos ou grupos alimentares. Equivocadamente, a dieta é associada somente à perda de peso, no entanto, esta pode tratar outros problemas de saúde além da obesidade e também oferecer alternativas à pessoas que tenham restrições alimentares provenientes de alergias a alguma substância contida em determinados alimentos.

Tipos de dieta

As dietas variam de acordo com as restrições alimentares que ela nos impõe. Existem algumas seguidas por grupos de acordo com suas preferências  e outras individuais criadas para atender as necessidades específicas de cada pessoa.

Alguns tipos de dietas para grupos específicos

Vegetarianos: não consumir alimentos de origem animal (carnes, aves e peixes) e seus derivados (ovo, leite, mel), fundamentando-se basicamente no consumo de frutas e vegetais. Podendo sofrer variações de acordo com o interesse de cada indivíduo.

Intolerância à lactose ou glúten: evitar alimentos que contenham as substâncias “proibidas” e substitui-los por outros que contenham os mesmo nutrientes, como no caso do cálcio, presente no leite rico em lactose que pode ser substituído por vegetais de cor verde escura como brócolis que também possuem cálcio.

Brócolis para dieta
Foto: 7df6908bcdd3eb8952898c39eeb6a7ae/flickr.com

Emagrecer: evitar alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, como as frituras e refrigerantes e substitui-los por alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes.

Dieta para emagrecimento
Foto: Cassio Wasser/flickr.com

Engordar: consumir alimentos ricos em calorias e carboidratos, como pães integrais e massas. Tendo o cuidado de não ingerir calorias vazias de nutrientes e ricas em gorduras e açúcares que poderão trazer problemas à saúde.

Dieta para engordar saudavelmente
Foto: Priscila Felipe/flickr.com

Diabéticos: atenção ao consumo de açúcar, pão e massa, que não precisam ser abolidos da dieta, mas consumidos em equilibradas porções ao longo do dia. Esta dieta deve ser rica em legumes e verduras, com atenção para as frutas por também possuírem açúcares.

Sucos para dieta de diabéticos, com moderação!
Foto: amandasaitocursino/flickr.com

Hipertensos: devem evitar alimentos gordurosos e ricos em sódio e investir em cereais integrais, leite e alimentos ricos em Omega 3.

Alimentos integrais para uma dieta balanceada
Foto: lorenzo toni/flickr.com

Mas ATENÇÃO, para descobrir a dieta ideal para as suas necessidades alimentares e sua rotina, procure um nutricionista ou nutrólogo, que são profissionais capacitados para criar dietas específicas, personalizadas, articulando os grupos alimentares e formas de preparo dos alimentos.

Então, gostou de nosso artigo? Aproveite e deixe seu email na barra lateral a direita, será um prazer enviar-lhe novos posts sobre saúde e qualidade de vida.

Deixe seu comentário...