MOVIMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL

O tronco inclui as partes lombares e torácicas da coluna vertebral; consequentemente, os movimentos destas duas regiões são considerados conjuntos. O pequeno grau de movimento possível entre as vértebras adjacentes, quando combinado através de vários segmentos, é capaz de produzir uma amplitude considerável de flexão, extensão, flexão lateral e rotação do tronco.

MOVIMENTOS
– Flexão

Coluna em flexão
Fonte: Femme morte/flickr.com

Na flexão, a coluna curva-se anteriormente. Em virtude da presença das costelas, ela é reduzida no segmento torácico da coluna, mas ampla nas regiões cervical e lombar, especialmente na junção lombossacral, onde a articulação entre os processos articulares se faz quase no sentido sagital. O principal flexor é o reto abdominal, junto com os oblíquos externos e internos; e psoas maior e menor.

– Extensão

Extensão da coluna vertebral
Fonte: vanessa dança-ufmg/flickr.com

Na extensão, a coluna arqueia-se posteriormente. Ela também é reduzida na região torácica, onde a grande inclinação dos processos espinhosos a bloqueia, mas ampla nas regiões cervicais e lombar e principalmente na junção lombossacral. Os músculos que participam da extensão são o quadrado lombar, o multifídio, o semiespinhal, o eretor da espinha e os interespinhais.

– Flexão lateral

Coluna vertebral
Fonte: flickr.com12042016/(sem restrições de diretos autorais

A flexão da coluna pode ocorrer tanto para direita ou esquerda. É o mais limitado dos movimentos cervicais, mas amplia-se quando conjugado com rotação da cabeça. É máxima no segmento lombar da coluna e reduzida no torácico. Os músculos que atuam são os oblíquos internos, os externos, os intertransversários, o reto abdominal, o quadrado lombar, o eretor da espinha e o multifídio.

– Rotação

Rotação da coluna vertebral
Fonte: wolmarcarregozi/flickr.com

Resulta da soma de pequenas torções entre vértebras adjacentes, permitidas por seus discos intervertebrais e pela natureza das respectivas articulações sinoviais. Em movimentos combinados a rotação amplia-se. Assim, no segmento cervical, ela é máxima, quando combinada com a flexão lateral. Existe na região torácica, mas é mínima na lombar. Nas torções do tronco deve-se levar em conta que boa parte se deve a movimentos do quadril e não só da coluna. Os músculos responsáveis são os oblíquos interno, o externo, o multifídio, os rotadores e o semiespinhal.

Esse texto foi bastante técnico e científico, mas vale buscar informações em todas as plataformas. Curta e compartilhe nossa página com seus amigo.

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OBESIDADE INFANTIL

A obesidade infantil está se tornando a cada década um problema de saúde pública com expansão mundial. Em todos os países do mundo temos inúmeros casos de obesidade na infância, mas já pode ser constatado que suas causas são a inatividade física, o sedentarismo e principalmente a má alimentação. É fato, que todos esses quilos ganhos na fase da infância tem uma grande parcela de culpa da má alimentação, e ao pararmos para analisar, podemos até justificar outro culpado, a falta de movimentação por conta do grande tempo perdido em frente a tela de um computador ou até mesmo do último console lançado no mercado.

Obesidade infantil
Fonte: Carolina Ritter Ribeiro/flickr.com

O aumento de peso no ser humano pode também estar ligado ao seu convívio social. É certo nos dias de hoje, nós vermos na mídia inúmeras propagandas de alimentos ricos em calorias e carboidratos, que com o passar dos anos vem se expandindo e nos matando cada dia mais. Vale ressaltar a apelação para o público infantil que sempre quer o lanche, por conta de um brinquedo ou qualquer outro brinde que irá distraí-lo enquanto estiver comendo. Isso se justifica em pesquisas que mostram que a obesidade infantil está ligada diretamente com o consumo de alimentos que alem de ricos em carboidratos e gorduras, tem em grande parte de sua composição açúcares.

Obesidade infantil com fast food
Fonte: Nomadize/flickr.com

Estes estudos alem de concluir que a má alimentação é aliada direta do aumento de peso, também conclui sobre a péssima influência que esses veículos de comunicação causam em nossas crianças.

Percentual de gordura na obesidade infantil
Fonte: Jornal Brasil em Folhas/flickr.com

É importante ressaltar que a obesidade infantil nunca vem só, sempre está acompanhada de outros males silenciosos como a hipertensão arterial e o colesterol elevado. Então, cuide bem da sua alimentação para que você sirva de exemplo para seus filhos, mostre a eles que não é necessário viver para comer e sim, comer para viver.

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Texto escrito por: Fabio Lamego – Profissional de Educação física com especialização em Fisiologia e Treinamento, Método Pilates e Acupuntura. Divide em cada artigo um pouco do que aprendeu durante sua jornada acadêmica e o que já viu em suas andanças pelo mundo a fora. “Passe as informações a diante”.

6 DICAS DE COMO PREVENIR DOR LOMBAR

Esta semana nossos artigos tiveram o enfoque na dor lombar, por isso nós sabemos que a lombalgia pode chegar a acometer em média 80% da população adulta. Sendo assim, hoje vamos falar sobre como prevenir esse incômodo. Daremos opções de como se livrar da lombalgia e seguir a vida com mais saúde e disposição.

PILATES

Método ginástico que tem como objetivo o fortalecimento das musculaturas da região central do corpo como os músculos transverso, reto e oblíquos abdominais, multífidos, assoalho pélvico, diafragma, glúteos, etc. Seu criador, Joseph Pilates, sempre defendeu a importância de uma região do CORE forte para reduzir os problemas que acarretam dor nesta região. Deixando claro a importância de que haja um fortalecimento corporal desta região central do corpo para as extremidades.

Dor lombar, prevenção 1
Fonte: Take Charge Fitness/flickr.com

MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE

Os trabalhos de mobilidade e flexibilidade, fazem com que o corpo reduza a contração muscular em excesso em determinado músculo ou região, seja ela, de pequena ou grande porte. Por exemplo, os exercícios de mobilização de quadril e/ou coluna reduzem a tensão de todas as musculaturas desde o quadril até a cervical, isso por conta de suas interligações e da redução das co-contrações musculares. O corpo flexível ajuda a reduzir a possibilidade de desenvolver problemas ósseos, musculares e articulares.

Mobilidade na Dor lombar
Fonte: Sam Zielsdorf/flickr.com

GINÁSTICA LABORAL

Exercícios físicos com o intuito de aliviar tensões musculares e preparar o indivíduo para o trabalho. Alguns autores dividem ela em até três partes: preparatória, compensatória e relaxante. A ginástica preparatória ocorre no início do expediente e tem como objetivo de aquecer e deixar o corpo em alerta para as atividades de trabalho que serão desenvolvidas. A compensatória ocorre durante o horário de trabalho, no meio do turno, com o intuito de aliviar as tensões já adquiridas durante o turno de trabalho. E a relaxante é realizada ao fim do expediente e tem como objetivo, colocar o colaborador em homeostase mental e física, acalmando-o, para que possa regressar a sua residência sem as tensões do trabalho que desempenha.

Ginástica laboral na dor lombar
Fonte: Simão Imóveis/flickr.com

FISIOTERAPIA

A fisioterapia como geralmente conhecemos, é um método voltado para o quadro de dor alojada em determinada parte do corpo ou recuperação de alguma região que esteja debilitada. Mas temos a possibilidade de sermos acompanhados por um fisioterapeuta com o foco na prevenção, chamamos de fisioterapia preventiva.

Fisioterapia na dor lombar
Fonte: Faculdade Santa Marcelina – Oficial/flickr.com

YOGA

Método de treino idealizado no Brasil por Hermógenes, e difundido por todas as regiões de nossa pátria. Segundo Ele, Yoga é o caminho para se levar a Deus. Mas além da parte energética, contamos bastante com o desenvolvimento da parte física, que supre as musculaturas, nutrindo e deixando-as ainda mais oxigenadas e sem dor.

Yoga na dor lombar
Fonte: CBdesenhos/flickr.com

ACUPUNTURA

A acupuntura tem sua base na Medicina Tradicional Chinesa, por esse motivo seu diagnóstico é realizado através da concepção do Yin Yang e dos 5 elementos (água, madeira, fogo, terra e metal). Cada elemento deste, está ligado a um órgão e uma víscera, sendo assim, cada um deles tem sua função energética no organismo.

Acupuntura na dor lombar
Fonte: Gabinete de Estética/flickr.com

Um exemplo que costumo dar é a respeito do vento frio do ar condicionado em cima da pessoa ao se deitar, este ar quando invade o organismo causa muitos problemas e um dos principais é a dor na região lombar, analisando assim que a principal dica é fugir da direção do vento congelante do ar condicionado.

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Texto escrito por: Fabio Lamego – Profissional de Educação física com especialização em Fisiologia e Treinamento, Método Pilates e Acupuntura. Divide em cada artigo um pouco do que aprendeu durante sua jornada acadêmica e o que já viu em suas andanças pelo mundo a fora. “Passe as informações a diante”.

LOMBALGIA E MÚSCULOS DO CORE

Sentir dor incomoda a qualquer um de nós seres humanos, seja ela em qualquer região do corpo. Tendo em vista a dor lombar e suas disfunções musculares, existem evidências de que músculos abdominais profundos, especialmente transverso abdominal e multifídio, são afetados na presença de dor lombar e instabilidade segmentar.

Dor de cabeça por dor lombar
Fonte: Ingrid154/flickr.com

Entre todos os músculos que fazem parte da região paravertebral, os multifídios são responsáveis pelo movimento de estabilização das articulações da coluna vertebral, isso pode ser explicado com base na anatomia, pois eles são os únicos que apresentam fibras musculares inseridas em todas as vértebras da coluna vertebral. Segundo algumas pesquisas, a sua ação é realizar a estabilização de vértebras adjacentes e controle da movimentação de toda a coluna vertebral ajudando na efetividade dos músculos longos, sendo capaz de fornecer a estabilização intra-segmentar para a coluna lombar em todas as posições. Estudos realizados através de eletromiografia e descrições de sua inervação fizeram com que ele sugerisse que um atraso na ativação de apenas um multifídio durante o movimento da coluna lombar levaria a uma diminuição da estabilidade segmentar e provocaria uma lesão localizada.

Redução da dor lombar
Fonte: Luuh andre/flickr.com

O músculo transverso abdominal é o mais profundo e mais importante atuando com o aumento da pressão intra-abdominal fornecendo assim a estabilização dinâmica contra forças de rotação e translação na coluna lombar e proporcionando ineficiência neuromuscular ideal para a região central do corpo. Possui sua origem na face interna das seis últimas costelas, onde se interliga com as fibras costais do diafragma, fáscia lombar, crista ilíaca, ligamento inguinal inserindo-se na aponeurose ventral.
Sua inserção posteriormente é dentro da fáscia toracolombar e anteriormente na bainha do reto abdominal sendo considerada junto com o oblíquo interno os únicos músculos a terem ligações com o tronco anterior e com a coluna, realizando através da horizontalização de suas fibras a tensão da fáscia toracolombar que resulta na rigidez da coluna lombar e também aumento da pressão intra-abdominal que comprimi as vísceras na face anterior da coluna sendo estas contrárias à lordose lombar.

O transverso abdominal atuando junto com os abdominais oblíquos possui uma função importante na estabilização da coluna lombar limitando a translação e rotação desta. Este realiza uma cintura abdominal verdadeira que sustenta as vértebras lombares e vísceras auxiliando na realização da defecação, tosse e parto.  Ele também participa na extensão isométrica do tronco e esta relacionado com a mudança da pressão abdominal gerando um aumento da estabilidade vertebral, com seu enfraquecimento se surgiria uma protusão abdominal e um aumento da lordose lombar. Alguns pesquisadores, verificaram através de um exame chamado de eletromiografia que o transverso abdominal associado aos outros músculos abdominais é o primeiro a ser ativado em relação ao sinergista principal do movimento sendo caracterizado este fato como sendo “feedforward”. Por essa sua antecipação ao movimento e pelos distúrbios da ação do agonista o transverso abdominal atua produzindo uma rigidez lombar que previne a instabilidade que geraria a dor lombar.

Estabilização lombar COM DOR
Fonte: Felipe Fortunato/flickr.com

O termo estabilização refere-se ao controle mecânico articular, onde os músculos agem como limitadores e controladores do movimento e prevenindo danos a ligamentos e cápsulas.
Na estabilização da coluna vertebral é importante um centro neuromuscular íntegro, para execução dos movimentos necessários a realização de uma tarefa motora, e promoção de forças que visam estabilidade, pois ele recebe informações das estruturas dos sistemas ativo e passivo, tentando manter a estabilidade espinhal e evitando substituição compensatória dos músculos globais na presença de disfunção. Mantenha seus músculos fortes e flexíveis, e com isso ficará cada vez mais afastado de momentos dolorosos.

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DOR LOMBAR

Mãos na lombar com dor
Fonte: vivaplenamente1/flickr.com

As alterações de dor na coluna lombar têm sido bem documentadas nas várias populações. A coluna, em função de seus múltiplos segmentos e articulações, têm um alto potencial para permitir a manifestação de numerosas patologias. Algumas pesquisas referem-se que de  50% a 80% de todos os adultos irão sofrer de lombalgia durante a sua vida. Na Inglaterra, a somatória de dias perdidos no trabalho pela população com quadro de lombalgia tem sido estimada em mais de 18 milhões por ano. Os programas de tratamento variam de repouso, exercícios físicos, cirurgia e terapias alternativas como acupuntura, auriculoterapia e quiropraxia.

Dor nas costas
Fonte: Azlin Solar/flickr.com

A dor lombar, como grande causa de morbidade e incapacidade, tem incidência apenas menor que a cefaleia, isso entre os distúrbios de dor que acometem nós seres humanos. Há relatos na literatura que até 1990, os gastos anuais com esse problema foram de cerca de 23,5 bilhões de dólares, somente nos Estados Unidos.

Dor lombar na terceira idade
Fonte: Ludmila Tavares/flickr.com

Dor lombar ou lombalgia é um sintoma, por conta disso não devem ser medidos esforços para elucidar sua causa. Como sintoma, é incaracterística e recebe influências do sistema nervoso central e de emoções como o medo. Consiste em dor localizada na região inferior do dorso, na base da coluna lombar, entre o último arco costal e a prega glútea.

Causas

As causas desta manifestação de dor podem ser: hérnias ou abaulamento discal, má postura, período gestacional, escoliose, exercícios executados erroneamente, sobrecarga de peso nos exercícios, obesidade, irritação de raiz nervosa, espondilose, espondilolistese, espondilite anquilosante, fraturas, discopatias, distensão lombar, impacto facetário, artrose, cirurgias, osteoporose, estenose do canal vertebral, infecções, neoplasias, lesão medular, osteófitos, etc.

Dor na hérnia de disco
Fonte: anderson.luisschmidt/flickr.com

Segundo estudos os traumas de coluna toracolombar são muito freqüentes, representando 89% das fraturas de coluna e sua associação com lesões neurológicas ocorre em 50 de cada um milhão de pessoas por ano, aproximadamente. A maioria dos pacientes é do sexo masculino, com idade entre 15 e 30 anos. Este é outro diferencial entre as causas de dor lombar e deve ser lembrado quando existe história de trauma maior em adultos e de trauma menor em pacientes osteoporóticos. As principais causas para estas fraturas são os acidentes automobilísticos, as quedas de altura, as lesões no esporte e a violência urbana. O uso do cinto de segurança tem prevenido e reduzido a incidência destas fraturas.

Ficou curioso para saber como prevenir as causas de dor lombar, então fique ligado aqui no nosso blog estaremos lançando um artigo sobre como prevenir a lombalgia.

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PILATES: BENEFÍCIOS DE SUA PRÁTICA

O Método Pilates, uma prática de ginástica desenvolvida por seu idealizador Joseph Humbertus Pilates, o famoso Joe. Assim que foi criado era conhecido como Contrologia, a arte ginástica que interliga mente, corpo e espírito. Nesse artigo vamos tratar de alguns dos muitos benefícios do Pilates.

Integrar corpo e mente

Pilates e consciência corporal
Fonte: Greeg Borges/flickr.com

A prática do Método Pilates ajuda a manter o equilíbrio do corpo como um todo, aumentando a concentração, a capacidade respiratória, a centralização de força corporal (Power house), a precisão e o controle nos movimentos. Desenvolve com isso a funcionalidade.

Controle e aumento da força muscular

Pilates - Teaser
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Contando com a resistência da gravidade e a resistência das molas, a prática do Pilates tonifica desde pequenos a grandes grupamentos musculares, vale lembrar da grande importância dos aparelhos como Cadillac, Reformer, Chair, Barrel e Wall Unit, que se utilizam dessas resistências e até mesmo do próprio peso corporal auxiliando no aumento desta força e da resistência muscular.

Melhora a capacidade respiratória

Pilates e respiração
Fonte: ambar230/flickr.com

Assim como as demais musculaturas do corpo humano, a prática regular de Pilates estimula a ativação da musculatura do diafragma, principal músculo do sistema respiratório, responsável pela ampliação da capacidade respiratória e juntamente com as musculaturas do transverso abdominal e assoalho pélvico, fazem uma melhor estabilização da parte central do corpo, chamada no Pilates de Power House e conhecida normalmente de região do CORE.

Aumenta a energia

Extensão de tronco no Pilates
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Por conta da troca gasosa realizada naturalmente pelos exercícios respiratórios, o ar ruim, como dizia Joe Pilates, sai e o ar mais puro entra preenchendo os pulmões e favorecendo a melhor filtragem sanguínea aumentando a energia do indivíduo.

Aumenta a flexibilidade

Pilates no Reformer
Fonte: metalifepilates/flickr.com

A prática regular do Pilates favorece a melhoria do condicionamento da flexibilidade corporal graças ao uso de molas e faixas elásticas. O uso de contra força muscular exercido por esses acessórios, inibem mecanismos de defesa do corpo fazendo com que isso favoreça ao aumento da flexibilidade.

Reeduca a postura e alinhamento corporal

Pilates no Barrel
Fonte: metalifepilates/flickr.com

Pilates oferece também, como mais um de seus benefícios,  o auxílio na correção de postura, dando ao corpo estímulos corretos e com isso, o direito de se movimentar com mais naturalidade. Tendo como trabalho, fortalecer a musculatura e devolver flexibilidade ao corpo levando ao seu verdadeiro alinhamento.

Maior consciência corporal

Pilates e Yoga
Fonte: Eterno Imortal/flickr.com 7

O Pilates como método de treinamento, permite que o praticante sinta regiões do corpo que estão sendo trabalhadas, e por conta deste fator, melhora a sensibilidade desenvolvendo a percepção. Para a execução dos movimentos de Pilates é exigida uma alta concentração com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade do exercício que exige um menor número repetições para que não haja compensações(a famosa “roubadinha”).

Aumenta o equilíbrio e a coordenação

Pilates e equilíbrio
Fonte: Eterno Imortal/flickr.com

O Método Pilates faz com que a força muscular, flexibilidade, concentração e respiração sejam trabalhados em conjunto, no qual por consequência, é trabalhado e desenvolvido maior equilíbrio e coordenação.

Previne lesões e reduz dores musculares

Pilates na dores corporais
Fonte: CCPazeVida/flickr.com

O Método Pilates por fortalecer o corpo como um todo, faz com que as estruturas corporais como músculos, tendões, ligamentos e articulações, estejam sempre preparadas para receber estímulos sem que haja prejuízo na estrutura explorada. Diminui e elimina dores decorrentes de má postura e de algumas patologias musculoesqueléticas específicas. Porém, recomendasse passar por uma avaliação médica e procura um especialista para dar início ao seus treinos de Pilates. Essa passagem por especialistas é para que se possa planejar, sem danos a saúde dos praticantes, um trabalho adequado com os exercícios do Pilates.

Aumenta a auto-estima

Pilates na auto estima
Fonte: GabrielArriolaBravo/flickr.com

A prática correta de Pilates permite que se alcance de forma prazerosa o controle e o aumento das capacidades do próprio corpo, melhorando a qualidade de vida. O praticante, que passa a saber até onde seu corpo pode ir, começa a acreditar mais em sua capacidade física e se entrega cada vez mais na prática de Pilates.

Previne e reduz o estresse

Pilates na prevenção do estresse
Fonte: Nossa Jacareí/flickr.com

Tendo a oportunidade de fugir da rotina de trabalho e de todos os problemas do dia a dia, ao praticar o Pilates, já é de grande ajuda a sensação de alívio do estresse. A forma de execução dos exercícios junto a respiração com foco e concentração, ajuda a colocar corpo e mente em conjunto e pleno alinhamento, promovem com isso um grande relaxamento corporal de forma geral.

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Texto escrito por: Jefferson Lenk – Estudante de Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Fabio Lamego – Profissional de Educação física com especialização em Fisiologia e Treinamento, Método Pilates e Acupuntura. Ambos dividem em cada artigo um pouco do que aprenderam durante sua jornada acadêmica.“Informação é feita para ser passada!”

AUMENTEI DE PESO, SOU OBESO?

Os incômodos com as questões do peso não é um fato novo, em 460-377 a.C, Hipócrates disse: “se pudéssemos dar a cada individuo a quantidade certa de alimentos e exercícios, nada em excesso, nós teríamos encontrado o caminho certo para a saúde”. Mesmo sem os recursos e sem estudos comprovados, foi possível detectar que a alimentação irregular e a falta de atividade física eram os maiores aliados da obesidade. Esta visão de Hipócrates foi aderida por autores, que disseram que “a falta de atividade física é um fator claro do elevado índice de excesso de peso e obesidade, encontrado na sociedade moderna.”

Obesidade na arte
Fonte: by Fabio Lamego – Praça Santo Domingo, Cartagena – Colômbia.

A prevalência de obesidade na fase da infância e na adolescência pode ser um dos agravantes principais para haver a possibilidade de obesidade na fase adulta do indivíduo. A obesidade é hoje um dos maiores problemas de saúde na sociedade atual. A obesidade nos estados unidos acomete mais de 40% da população e este número tende a ter um aumento considerável.

Existem dois tipos de obesidade, a andróide que é vulgarmente conhecida como formato de maçã, é assim conhecida por dar ao corpo do individuo um formato parecido com o de uma maçã.

Obesidade na dança
Fonte: Cea./flickr.com

Este tipo de obesidade é mais freqüente em homens e vem acompanhado pelo aumento de glicose, triglicerídeos e hipertensão arterial. É possível acompanhar neste tipo de obesidade um maior acúmulo de gorduras na região abdominal. O outro tipo de obesidade é o tipo ginecóide ou formato pêra, sendo mais freqüente em mulher. Observa-se um acúmulo de gorduras na região do quadril.

A obesidade é um fator de risco iminente para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e esta doença tem sido agravada devido às facilidades da vida moderna uma vez que um indivíduo hoje em dia, é capaz de pagar uma conta sem precisar sair de casa, acessando a internet e com alguns cliques ele joga fora a oportunidade de realizar uma breve caminhada de 10 a 20 minutos, o que já seria aceitável para os padrões de atividade física.

Todo e qualquer ser humano com um maior acúmulo de gordura em torno dos órgãos tem a facilidade de aumento do risco de doenças cardiovasculares. Observando este motivo, além de nos guiarmos pelo cálculo de massa corporal, o famoso IMC, devemos observar o estereótipo do indivíduo.

Obesidade na teoria
Fonte: burrifotografie.ch/flickr.com

Atletas Bodybuilding tem o índice de massa corporal (IMC) alto, mas nem por isso tem o percentual de gordura elevado, pelo contrário, os índices de percentual de gordura são baixíssimos em comparação ao percentual de massa muscular. Pelo fato de uma avaliação de IMC de um indivíduo desses dar elevado só podemos dizer que ele é “obeso” em teoria, pois ao visualizar, vemos um corpo altamente digitalizado.

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Texto escrito por: Fabio Lamego – Profissional de Educação física com especialização em Fisiologia e Treinamento, Método Pilates e Acupuntura. Divide em cada artigo um pouco do que aprendeu durante sua jornada acadêmica e o que já viu em suas andanças pelo mundo a fora. “Informação é feita para ser passada!”

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